Estilo, o que é? Definição, diferença entre estilo e moda e tipos de estilo
>
>
Estilo, o que é? Definição, diferença entre estilo e moda e tipos de estilo

Estilo, o que é? Definição, diferença entre estilo e moda e tipos de estilo

Estilo, essa é uma palavra que usamos muito para nos referir a uma enorme variedade de coisas, dentro da moda, da música, da arte, da arquitetura e tantas outras. Mas definir exatamente o que é, e conceituar essa palavra é uma tarefa um tanto complexa, já que ela pode ser muitas coisas e ter um significado subjetivo para cada pessoa.

Quando se fala em estilo no universo da moda, é comum tentar atribuí-lo a seguir tendências, vestir roupas consideradas estilosas e caras. Mas será que é isso mesmo? Se parar para pensar a fundo sobre isso, é bem provável que você chegue a conclusão de que é estilo uma expressão da própria personalidade através das vestimentas, do que qualquer outra coisa. Apesar, que muitas vezes isso possa estar relacionado as roupas tendências da moda.

A explicação para ser tão difícil conceituar o que é estilo é que se trata de uma ideia subjetiva. Contudo, apesar de ser algo pessoal, dentro desse universo fashion é possível encontrar alguns parâmetros que determinam o que é e o que não é estiloso, além dos próprios estilos de roupa.

Por isso, nessa matéria você irá entender melhor o conceito e definição e a diferença entre estilo e moda, além da definição dos principais estilos usados na moda.

Moda

Estilozzo

A começar pela palavra moda, também de origem do latim modus e que significa “modo” e “comportamento”. Já no conceito atual de moda, ela está mais relacionada ao mercado e a oferta. Portanto é um ponto de referência que está em constante mudança. Prova disso é que a cada estação surge novas tendências, criadas para atender o maior número de consumidores.

Sendo assim, devido a enorme preocupação por “estar na moda”, as pessoas acabam se tornando refém de tendências e do consumismo. E é justamente nesse ponto que as pessoas costumam confundir os moda com estilo. Enquanto a moda de modo geral tende a ser versátil e descartável, o estilo é algo mais estável e diz mais sobre a pessoa do que sobre as tendências.

Portanto, é possível definir a moda como o reflexo do comportamento social. Sendo assim, ao dizer que alguém “está na moda”, a referência é de que ela veste as roupas das tendências atuais, mesmo que essas peças não combinem propriamente com a sua personalidade.

Estilo

Para muitos, estilo é a forma como a pessoa mostra a sua autenticidade e personalidade, por meio das roupas, do modo de agir, de se comportar, de falar e se expressar. Então, nesse sentido, estilo nada mais é do que a identidade da pessoa, exposta nas suas roupas, acessórios, estilo de cabelo e etc, provando que se trata de um conceito subjetivo.

Portanto, estilo está mais ligado ao poder de escolha e gostos individuais de uma pessoa do que o que está bombando nas passarelas. Embora essas tendências ainda possam influenciar os seus gostos, o estilo individual não é pautado apenas nisso, mas sim no reflexo da sua própria personalidade.

No entanto, isso não quer dizer que estilo é uma coisa estática que nunca muda ou evolui. Assim como as estações, as pessoas também passam por mudanças na vida, que modificam o seu comportamento, gosto, objetivos, referências e até idade.

Então, sabendo disso, entende-se que uma pessoa que adota um estilo único transparece uma imagem de credibilidade e autoconfiança. Portanto, ter estilo não significa apenas usar as roupas tendências, mas sim usar peças que refletem a essência e personalidade. E às vezes isso é usar roupas tendências, por que não?

Tipos de estilos

E para terminar, conheça as principais características de alguns dos estilos mais usados na moda. Lembrando que não existe regra e você pode muito bem ter um ou vários estilos ou até mesmo unir vários em um só, o seu. Confira:

Clássico

estilo
Olha Isso

O estilo clássico ou tradicional é aquele que preza por peças de roupas mais conservadoras e discretas, quase sempre numa mesma paleta de cores. A maior vantagem é que a maioria das peças são atemporais e podem ser usadas em qualquer estação. O ponto alto são os cortes retos e alfaiataria, tecidos de algodão, linho e cetim, e cores mais neutras, com

Casual Chic

Acorda, Bonita

O casual chic tem como principal característica a versatilidade. Nesse estilo, as produções pedem por peças chaves, que podem ser usadas em várias ocasiões, como o trabalho e um happy hour com os amigos depois do expediente. Sendo assim, o Casual Chic consegue unir as peças clássicas, como uma camisa social e um blazer com peças mais modernas, como um jeans ou calça de couro. A paleta de cores por sua vez preza pelos tons neutros que são mais fáceis de fazer combinações.

Moderno

estilo
Escola de Style

Já o estilo moderno e urbano une o útil ao agradável, peças tendência que contemplam a personalidade da mulher da mulher moderna. Sendo assim, as peças chaves desse estilo traduzem a vanguarda da moda, com camisas sociais, blusas personalizadas, jeans e couro. Inclui peças estampadas, cores vivas e diversas texturas.

Básico

estilo
Pinterest

O estilo básico minimalista preza por roupas funcionais, assertivas e principalmente atemporais. Sendo assim, o básico pede por peças versáteis e que funcionam bem com tudo, como camisa branca, calça jeans, blazer e claro, uma jaqueta. Ou seja, peças que rendem vários looks diferentes com um mesmo item em comum.

Romântico

A Mulher

O estilo romântico transparece graça e feminilidade por meio de peças delicadas, florais, estampadas e em tons pastéis. Não pode faltar peças leves, soltas e fluídas, na maioria vestidos e saias. Bem como calças e shorts de cintura alta, blusas com destaque na gola e mangas e cintura marcada. Rendas, fitas e babados são o charme desse estilo.

o branco, bege e cinza. As peças que não podem faltar nesse estilo são camisas sociais, blusas minimalistas, calças e saias de alfaiataria, blazer e terno.

Sexy

estilo
Escola de Style

Como o nome sugere, o estilo sexy esbanja sensualidade em peças que valorizam o corpo da mulher. Roupas curtas, decote, estampas, saia lápis e claro, um salto alto são usados para destacar a autoconfiança e o glamour da mulher. Assim como a paleta de cores vivas e chamativas.

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Institucional

Atendimento

Contato

© DOUGLAS HARRIS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

AMESCA CONFECÇÕES EIRELI - CNPJ: 35.814.429/0001-05

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.